domingo, 8 de janeiro de 2012

Atividade com a televisão


Para a realização deste trabalho, escolhemos uma emissão televisiva que se adequa a um público-alvo de Jardim-de-infância.
A série escolhida chama-se Pocoyo e é uma emissão de desenhos animados que passa no canal Panda uma vez por dia, exceto ao fim de semana. Começa às dez horas e quarenta minutos e termina, aproximadamente, sete minutos depois e dá no meio de duas outras emissões de desenhos animados. Para além disso, também é possível ver o Pocoyo na RTP1 ao sábado e domingo, por volta das sete horas e na RTP2 de segunda a sexta-feira, no mesmo horário.
O Pocoyo é um rapaz pequeno e tem vários amigos, como o Pato, a Elly que é um elefante fêmea, a Loula que é uma cadela e a Ave Dorminhoca que é um pássaro, que são apresentados no genérico. Em vários episódios é possível compreender que Elly é mais velha que Pocoyo, devido às atitudes que esta tem com ele, como por exemplo, pegar nele ao colo.

Nesta série, existe um narrador que explica o que é que as personagens estão a fazer, enunciando questões para os telespetadores responderem, sendo que neste caso colocaram a voz de crianças a responder ao que ele pergunta. Para além disso, as questões que coloca ao Pocoyo pretendem suscitar curiosidade na personagem e consequentemente nas crianças.

O espaço onde decorre a maior parte das ações apresenta-se com um fundo branco, aparecendo apenas objetos que dão cor ao cenário, como por exemplo as árvores. Quando é de noite, o espaço fica azul.
Cada episódio desta série trabalha áreas diferentes, como por exemplo a cidadania, a música, a imaginação, o tempo.

Esta emissão tem várias potencialidades, pois trata diversos temas interessantes para as crianças, de forma indireta. No episódio “Os Blocos Musicais”, o narrador refere vários géneros musicais, ouvindo-se um exemplo que caracteriza cada um e em que o Pocoyo vai dançando consoante o estilo. Esta é uma forma subtil de transmitir às crianças a cultura musical.

Relativamente à Língua Portuguesa, consideramos que as personagens e o narrador apresentam uma linguagem cuidada e adequada ao público-alvo escolhido por nós.

Durante o visionamento de vários episódios apercebemo-nos que a personagem Pocoyo fala pouco e utiliza frases curtas e simples, havendo uma boa relação entre texto e imagem, pois todas as personagens refletem, nas suas expressões faciais, aquilo que sentem, como medo, por exemplo.

Quando Pocoyo tem de dizer algo mais complicado, geralmente, repete, de forma a que as crianças percebam bem o que foi dito. Além disto, quando o narrador pede ajuda às crianças, incentiva-as a responderem, tal como ouvem na gravação das outras crianças.

Videos visualizados
Chapéu de de Chuva, Chapéu de Chuva
Brilha, Brilha
Os desenhos do Pocoyo
Blocos musicais
Onde está o Pocoyo?
Super Pocoyo
Não tocar


Sem comentários:

Enviar um comentário